jump to navigation

Massacre em Zé Doca-MA janeiro 19, 2008

Posted by Mora in chacinas, violência infantil/juvenil.
trackback

A longínqüa Zé Doca, no Maranhão, foi o cenário da primeira chacina do ano, no último dia 08/01. Na verdade, o massacre de uma família inteira: oito pessoas, sendo quatro crianças, totalmente indefesas. A polícia maranhaense tratou o caso como latrocínicio – roubo seguido de morte -, versão prontamente assimilada por todos os portais. Os assassinos sanguinários teriam sido atraídos ao local do crime ao saberem que a família havia vendido um terreno – ou seja, estavam com dinheiro – e iriam tentar a vida em outras paragens.

Os portais, no entanto, deram registros pífios, com base em informações da Agência Estado. Nem a quantidade de mortos e nem a violência empregada no crime fizeram com que os sites mobilizassem esforços em busca de uma informação melhor apurada, mais completa. Esforços, por exemplo, que podem ser vistos diariamente nas notícias relacionadas ao estado de saúde do filho do ex-médico da Seleção Brasileira, Lídio Toledo. Menos mal que o G1 suitou, com vídeo da TV Mirante, a chacina relatando a prisão dos supostos autores da bárbarie no final do dia.

Na Folha Online, chamou a atenção a notícia da prisão, em Minas Gerais, de quatro suspeitos de integrarem um grupo de extermínio responsável pela morte de 80 pessoas. Isso mesmo: 80 pessoas. Na média, 20 mortes nas costas de cada um dos suspeitos. Como se consegue assassinar tantas pessoas impunemente?

Apenas para registro: os portais noticiaram no dia 08/01 nada menos do que 18 mortes, números incrementados pela chacina de Zé Doca e pelo morticídio diário nas favelas e morros do Rio de Janeiro.

Comentários»

1. raimundo - junho 18, 2008

essses caras devian ser mortos todos torturados ate o fim um de cada vez retirados juntas por junta tem que ser assim se nao a lei nao e feita

kaline - setembro 27, 2010

concordo plenament ou até coisa pior soment pelas crianças q eles mataran. pra q matar uma criança q não entend nada isso é muito mais q um crime isso é falta de coração espero que esses caras sejam muito punidos com uma morte pior q a daquela familia….

2. janete lopes - setembro 13, 2008

moro em vila velha ES. amo zé doca e fiquei muito triste com tudo o que acontceu.pois os mortos eram conhecidos do meu pai.e eram pessoas pacatas assim como a nossa cidade. espero qoue a justiça não falhe mais essa vez.

3. valtinho novas - setembro 13, 2008

zé doca merece mais destaque,n pela violencia que parece estar se instalando,mas pq é um lugar agradável e de pessoas receptivas.estive ai em 2006 e amei esse lugar.abraços aos amigos de vila do bec. vila barroso. seu valentim e dona lolo.um beijo nesse casal tão humild e maravilhoso………
o regae de zd é td de bom

4. geovane - janeiro 3, 2009

bom senhores e senhoras da terrinha… eu me hamo gigio, não dai mais conheço muito bem o local… e lamentavel o que ouve com essa familia, muito mesmo, mais estes vagabundos não podem ficar sem pagar pela barbaridade… que foi cometida….!!!!!!

5. junior do manelzinho - março 16, 2009

tomara q DEUS d um cartigo bem grande para esses assasinos…

6. amanda - março 21, 2009

Q deus tenha apiedade desses bandidage. Ban de éguo!!! Tinha q rancar era dedo po dedo e despoi os miolo tudin!!!!

7. edi - abril 15, 2009

Bastante interessanate um texto do escritor
Aparecido Raimundo de Souza, publicado na Internet, sobre essa chacina que abalou o Maranhão. O escritor comenta os crimes e fala o que deveria ser feito aos dois menores de 16 anos, que foram protegidos pelo ECA ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Concordo com o escritor, quando ele alega que os direitos humanos só existem para os bandidos e para os poderosos. É verdade.O dia que um desses defensores dos direitos humanos tiverem uma perda em suas familias, o dia que um deputado tiver a mãe dele estuprada, ou a filha, ai, minha gente, eu quero ver os promotores desses leis medíocres, virem a publico e falar em piedade ou perdão para menores inflatores. A esses menores que cometeram essas atrocidades, deveria ser aplicado a lei do povo; entregar os dois a população e deixar que fizessem jsutiça.Ai o Brasil tomaria outro rumo
Edi
edirener@hotmail.com

8. KATIA COSTA - abril 16, 2009

katia Boa Vista RR. Ze Doca é minha terra do coração onde nasci e cresci, hoje moro aq em Roraima, mas não esqueço essa terrinha boa. meus país, irmãos, primos, amigos. fiquei triste quando vir na tv a noticia triste que houve na cidade. espero q esses assassinos sejem punidos e castigado, um grande abraço a essa terrinha maravilhosa que tem um carnaval muito bom, um grande bjo ao junior de manelzinho. AMO ZÉ DOCA-MA

9. Rosimeri dias de Paula - abril 28, 2009

Muito interessante o texto de Aparecido Raimundo de Souza sobre o massacare ocorrido em Zé Doca, no Maranhão. Um trabalho de fôlego. O qu matou o texto, foram as fotos que ele juntou ao artigo. Para ver as fotos, o sujeiro precisa ter estomago de avestruz.Cruz Credo!!!!!

10. carlos imperatriz ma - maio 23, 2009

asses vagabundos tem que ser torturados devargazinho uns 30 dias até implorarem para morrer depois cortar um por um devagarzinho , nao tinha que preder nao onde ,estao os homens dessa cidade

11. manoel grangeiro - junho 8, 2009

É lamentável, as pessoas não entenderem que nossas vidas são valiosas e que nada substui , ao pedermos jamais podemos entramos

12. João Paulo - julho 6, 2009

Deveriam cortar DEDO POR DEDO de cada um deles, irem cortando bem devagarzinho, pra eles sentirem o que é bom pra tosse. Só por que é de menor isso quer dizer que eles não podem ser mortos? KD OS DIREITOS HUMANOS DA FAMÍLIA QUE FOI MORTA? SÓ TEM DIREITOS HUMANOS PRA BANDIDO? E SE FOSSE A FAMÍLIA DE UM EMPRESÁRIO, UM BANCÁRIO MILIONÁRIO, UM DEPUTADO, UM PREFEITO, UM SENADOR, UM GOVERNADOR. Já chega estou cansado de ver tanta crueldade e as autoridades não poder fazer nada, bando de frouxo, arrasta ele pra uma mata bastante fechada i tortura eles e depois cremem que dar certo e ninguem fica sabendo disso não nem a imprensa.

13. alandelon - agosto 11, 2009

conheci em manaus uma gata ai de ze doca por isso estou pesquisando sobre a cidade. lembro vagamente de ter visto na tv a noticia desta chacina,mas agora lendo os detalhes, passo a compartilhar do desejo de justiça que move os sentimentos do povo maranhense,principalmente a populçao de ze doca.

14. Assis Araújo - agosto 17, 2009

Moro em Zé Doca há 9 anos, tenho por essa cidade e sua gente muito respeito. Vejo, porém, o grande descaso do pode público para com a população, pois a cidade carece de todos os benefícios básicos paa o bem estar de seu povo. Dai decorre a violência, a insegurança, a corrupção…

15. ademar fernandes dias - setembro 10, 2009

eu estou aqui no sertao das minas gerais e estou obsevando esse belo municipio. que abencoi a voces que esse trauma possa ser superado.

16. irinha - setembro 26, 2009

e muito triste mas o senhor jesuis vai cuidar deles

17. irinha - setembro 26, 2009

eu moro em brasilia a16 anos aqui e muito comum agente nem fica mas impactado mas zedoca eu fiquei muito sensibilizada

iris - setembro 27, 2009

obrigado por me retornar beijos iris
desejo me comunicar com pessoas que morem em zedoca nasci e me criei em zedoca a 16 anos estou em brasilia um grande beijo estou aquardando as noticias

iris - setembro 27, 2009

adoraria q vc me dessem noticias desse lugar maravilhoso, q e zedoca

18. G.S - outubro 3, 2009

Uma pena pelas vidas ceifadas de forma tão brutal…..meu ex-marido mora atualmente com uma nativa dai, epero que ele não tenha esse fim tragico tbm nessa cidade

19. Adalton Silva - dezembro 8, 2009

(Uma pena pelas vidas ceifadas de forma tão brutal…..meu ex-marido mora atualmente com uma nativa dai, epero que ele não tenha esse fim tragico tbm nessa cidade)
CREIO QUE QUEM ESCEVEU ESSA MSG NÃO FOI NEM UM POUCO FELIZ NO QUE FALOU, AFINAL VC ACHA QUE AQUI TODOS SÃO BANDIDOS ?? NOSSA CIDADE É UMA CIDADE COMO OUTRA QUALQUER, QUE INFELIZMENTE TEM VIOLENCIA, MAIS TE GARANTO QUE A GRANDE MAIORIA É DE GENTE DE BEM, GENTE QUE TRABALHA, AGORA SE VC NÃO GOSTA DE SEU EX, OU NA VERDADE AINDA QUER VOLTAR PRA ELE, BUSQUE OUTRO MODO DE USAR SUAS PALAVRAS… NÃO É PORQUE TEU EX TA COM ALGUEM DAQUI QUE ELE CORRE RISCO DE SER MORTO, TALVEZ QEM MORA COM ELE É MAIS LEGAL PRA ELE DO QUE VC, TANTO QUE ELE ESCOLHEU ELA E NÃO VC…

20. ademar fernandes - abril 20, 2010

cara sera que ja foram julgados? devia pegar a maior pena pois e e um absurdo. a se eu vese o julgamento eu pedia a pena maxima.

Gilson - julho 17, 2010

foram julgados sim. o maior pegou pena de recrusão de 32 anos em regime fechado em Pedrinhas. Um dos menores o de nome Lucas já morreu na cidade de Acailandia/MA o outro de nome Arnaldo (xibiu) estar desaparecido só um dos menores (Milton) continua no centro de tetenção para menores infratores

21. ademar fernandes - outubro 25, 2010

ai valeu ministerio publico da regiao de ze doca fizeram bem a essse bando em prendelo, parabns e que isto nao volte a ser feito em lugar em lugar nenhmum valeu a condenaçao .

22. ademar fernandes - novembro 2, 2010

valeu concelho de senteça .

23. ademar fernandes - novembro 28, 2010

ola povo brasileiro , que hitoria triste em, mas que isto nao volte a acontcer.

24. francisco costa - fevereiro 17, 2011

fique mto triste com o acontecido sou natural do Ze Doca

25. francisco costa - fevereiro 17, 2011

fique mto triste com o acontecido sou natural do Ze Doca, e não e a notícia que gostaria de saber, gosto muito dessa cidde, mais esse fato me deixou abalado

26. janiosilva - maio 4, 2011

ola povo de zedoca nascie e ne criei em zedoca hoje moro em rr espero voutar logo em zd morava na vila do bec eu assistie o dvd da chacina fiquei indgnado demais evejo muitos de zedoca aqui em rr exp; alfredo da flor do nordeste e outros um abraco janio e familia ate mais

27. ademar fernandes - abril 1, 2013

e m,esmo

28. leude parauapebas 28 de julho - julho 29, 2013

Ai saudades do meu zdoca pricipalmente do bairro amorim, moro aki no pebinha d acucar ha oito anos tenho saudades das seresta de la: da minha amiga neyde e d minha etrna miga rosa q deus a tenha


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

